domingo, 25 de julho de 2010


Apresentação de trabalhos dos alunos EJA (equivalente a 4ª série).

Cabem à Educação do século XXI urgentes transgressões e transformações, tanto em suas teorias, quanto em suas práticas, lembrando boas descobertas e utilizações anteriores. Há que se estabelecer novos critérios e objetivos, em uma perspectiva mais humanista, centrada na pessoa humana, na qual o trabalho do educador possa ser revelado por uma educação calcada de valores morais e éticos. Mosquera (1991, p. 21) já afirmava que “a verdadeira educação é formação de caráter”. Dentro desta idéia de Educação mais ampla está contextualizada a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

É uma modalidade de ensino inclusiva, no âmago de suas concepções e intenções, que aponta para seus alunos oportunidades de realizarem mais tarde seus aprendizados em tempo menor do que no ensino regular. Nela estão alunos de diferentes faixas etárias, acima dos 15 anos de idade, bem com distintas vivências e realidades sociais.

Para eles, a busca de uma prática efetiva de Educação representa a elaboração de receber ensino com práticas pedagógicas a partir de novos conceitos educativos, com a possibilidade de internalizar aprendizagens significativas próprias, conectadas com suas construções pessoais de vida.

Também para seus educadores, que desejarem acrescentar novos e inconfundíveis saberes a suas vivências profissionais. O ensino na EJA, ou em qualquer outra modalidade de ensino, precisa libertar o aluno, como diria Freire (1997), e não aprisioná-lo como o uso de conceitos teóricos fragmentados, resultados legítimos de pensamentos ideológicos dominantes, de modismos e mesmo de práticas mais tradicionais de educação.

ANTUNES, Denise Dalpiaz;
STOBÄUS, Claus Dieter;
MOSQUERA, Juan José Mouriño.

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